Curso encerra com aula sobre importância da ética, humanização e comunicação na formação de magistrados (06/09/2024)

  • Categoria do post:Notícias

Encerrou hoje (6/9) o Curso de Formação de Formadores – Nível 1, Módulo III (FOFO N1M3) promovido pela Escola de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O evento foi realizado em modalidade presencial nos dias 4, 5 e 6 de setembro na sede da Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC), em Florianópolis. O curso teve o objetivo de capacitar magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região para orientar o preparo de novos juízes. A iniciativa faz parte do Programa de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A aula de encerramento, realizada nesta manhã, foi ministrada pelo desembargador federal Roger Raupp Rios, vice-diretor da Emagis e coordenador científico do curso. A atividade debateu a ética e a humanização na formação profissional judiciária, abordando a necessidade da inserção transversal desses temas nos currículos de programas de formação judiciária. Outra temática da aula foi a comunicação na formação de magistrados.

Além do desembargador Rios, também atuaram como formadores do curso o desembargador José Henrique Rodrigues Torres, integrante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), e o pedagogo e doutor em Educação com ênfase em Avaliação Erisevelton Silva Lima.

Este curso, que teve carga horária total de 18 horas-aula, implementou o Módulo III do Nível 1 do programa de formadores, destinado ao aprofundamento dos conteúdos trabalhados nos dois primeiros módulos, com foco na sistematização dos saberes construídos ao longo do percurso formativo já executado, e aprofundando saberes relacionados ao manejo de metodologias ativas coerentes com o modelo de formação por competências e às estratégias de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Neste módulo foram introduzidos elementos sobre comunicação em sala de aula e retomado, de forma mais prática, a transversalidade dos conteúdos de ética, humanismo e transdisciplinaridade no contexto da formação de magistrados.

Assim, este curso de formação prepara os magistrados-alunos para que sejam capazes de aplicar, para a atividade de docência na formação dos próprios pares, os fundamentos da educação judicial, utilizando os conhecimentos e experiências desenvolvidos ao longo dos módulos iniciais, com metodologias de ensino e estratégias de avaliação coerentes com o planejamento de ensino e permeando suas atividades com técnicas de comunicação e com conteúdos éticos e transdisciplinares.

A Emenda Constitucional 45/2004 deu especial relevância à formação e ao aperfeiçoamento de magistrados, prevendo a necessidade de participação de juízes em cursos de formação inicial na carreira e de cursos de formação continuada, com vistas à sua permanente atualização.

Nesse contexto, os cursos de formação de formadores dão especial atenção ao desenvolvimento de competências didático-pedagógicas para que os magistrados possam desempenhar com eficiência a formação dos próprios pares.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do evento que pode ser acessada pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/8sCUg.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)

O desembargador federal Roger Raupp Rios (esq.), vice-diretor da Emagis, ministrou a aula de encerramento do curso nesta sexta-feira (6/9) (Foto: Emagis/TRF4)