Diálogos em Mediação debate caso da ocupação da reitoria da UFRGS por movimentos estudantis negros (30/09/2024)

  • Categoria do post:Notícias

O Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Sistcon/TRF4) promoveu, na última quarta-feira (25/9), o encontro mensal do projeto “Diálogos em Mediação”, iniciativa que visa aperfeiçoar a formação de Conciliadores e Mediadores. Na ocasião, foi discutido o episódio da ocupação da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por movimentos estudantis negros em março de 2018, caso que chegou a uma resolução pela via da conciliação.

O encontro foi coordenado pela juíza federal Catarina Volkart Pinto, coordenadora da Formação em Conciliação e Mediação do Sistcon, e pela juíza federal Ana Inés Algorta Latorre, magistrada da 2ª Vara Federal de Lajeado (RS) e coordenadora do Programa Justiça Inclusiva.

De acordo com a juíza Ana Inés, que atuou como conciliadora nesta disputa, “aparece muito claro nesse processo como o Judiciário pode ter essa vocação de ser quem possibilite o diálogo, oferecendo esse espaço que é, ao mesmo tempo, confiável, neutro, e com pessoas que se prepararam para isso”. A magistrada ainda acrescentou que “não só as pessoas, mas a própria estrutura toda que está pronta para dar conta dessa demanda e não privilegiando só um dos atores”.

Durante o encontro, foram realizados trabalhos em grupos, que tiveram como intuito debater sobre o uso técnicas de mediação e de conciliação, tencionando questões práticas-teóricas dos fazeres de mediadores.

Além disso, no dia 23 de agosto deste ano, foi concluída a primeira etapa da primeira turma de instrutores do Curso de Formação de Instrutores em Conciliação.

O projeto

O “Diálogos em Mediação” é um projeto inserido dentro das ações formativas do Sistcon como forma de complementar o estágio supervisionado obrigatório dos cursos de formação em mediação e da formação continuada. A iniciativa busca fomentar um debate horizontal e coletivo sobre casos práticos, estabelecer vínculos entre os atores da conciliação e da mediação na Justiça Federal da 4ª Região e assegurar a formação continuada dos mediadores e conciliadores. Em 2023, o projeto foi reconhecido como uma boa prática do Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: Sistcon/TRF4

Participantes do encontro fizeram debate com foco em técnicas de conciliação e resolução de conflitos (Imagem: Sistcon/TRF4)