TRF4 inaugura Galeria de Ouvidores e Ouvidoras (03/10/2024)

  • Categoria do post:Notícias

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) inaugurou nesta manhã (3/10) a Galeria de Ouvidores e Ouvidoras da Mulher, que fica no 4º andar do Prédio Administrativo da Corte, em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença de magistrados, servidores e familiares dos homenageados.

“Temos a felicidade hoje de olhar para a história da Ouvidoria do TRF4, estrutura que nos permite uma grande interlocução com a sociedade. Minhas palavras são de agradecimento aos ouvidores e ouvidora que exerceram e exercem esta função, bem às equipes de Ouvidoria”, declarou o presidente do tribunal, desembargador Fernando Quadros da Silva, ao dar início à cerimônia.

O atual ouvidor do TRF4, desembargador Luiz Antônio Bonat, lembrou que o serviço de Ouvidoria da corte foi iniciado pelo falecido ministro Teori Albino Zavascki, em 2001. “Ele criou um espaço na Internet que chamou de ‘Fale conosco’, sendo este o primeiro momento de Ouvidoria”, destacou Bonat, fazendo em seguida um breve histórico, com o primeiro ouvidor tendo sido nomeado em 2009, pelo então presidente do TRF4, desembargador Vilson Darós.

“O ato de instalação desta Galeria pretende relembrar aqueles que contribuíram para sedimentar o serviço público aqui prestado à comunidade. Os retratos são um ato singelo de reconhecimento e compromisso com a institucionalização do trabalho realizado diariamente na recepção, resposta e encaminhamento das mais diversas questões que nos chegam”, pontuou Bonat.

Foram ouvidores a partir dessa data os desembargadores Otávio Roberto Pamplona (2009-2011), Ricardo Teixeira do Valle Pereira (2011-2013), Rogerio Favreto (2013-2015), Rômulo Pizzolatti (2015-2017), Roger Raupp Rios (2017-2019), João Batista Pinto Silveira (2019-2021), Márcio Antônio Rocha (2021-2023), Luiz Antônio Bonat (2023-2025) e Ana Cristina Ferro Blasi (ouvidora da Mulher; 2023-2025).

Escolhido para falar em nome dos homenageados, o desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, enfatizou que a Ouvidoria existe em função dos cidadãos, sendo um serviço fundamental. “A declaração universal dos direitos humanos já em 1948 assegurava o direito à liberdade e também o direito de procurar, receber e transmitir informações por qualquer meio e independentemente de fronteiras, levando a muitos outros pactos internacionais e também nossa Constituição a endossar tal garantia”, ressaltou Valle Pereira.

O desembargador fez uma homenagem especial à servidora do TRF4 Vanessa Dias Corrêa, que é assessora da Ouvidoria por várias gestões. “Não poderia deixar de agradecer pelo longo período de atuação neste órgão a servidora Vanessa, que atuou com dedicação e competência. A história da Ouvidoria passa pelo trabalho da Vanessa”, afirmou Valle Pereira.

A inauguração da Galeria dos Ouvidores é um dos eventos que marcam o aniversário de um ano da Ouvidoria da Mulher do tribunal. Nesta tarde, a partir das 14h30, no Plenário da corte, acontece a palestra “Ouvidoria da Mulher e o combate à violência”.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)

A solenidade de inauguração contou com a presença de magistrados, servidores e familiares dos homenageados (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

A inauguração da Galeria ocorreu na manhã desta quinta-feira (3/10) (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

A Galeria de Ouvidores e Ouvidoras da Mulher está localizada no 4º andar do Prédio Administrativo da sede da corte, em Porto Alegre (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

O atual ouvidor do TRF4, desembargador Luiz Antônio Bonat, destacou a importância do serviço público prestado à comunidade pela Ouvidoria (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

O presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, agradeceu o trabalho feito pelos ouvidores e equipes de Ouvidoria do tribunal (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

O desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira (esq.), que foi ouvidor do TRF4 entre 2011 e 2013, falou em nome de todos homenageados (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)