TRF4 promove curso de formação de instrutores em mediação e conciliação judiciais (21/08/2024)

  • Categoria do post:Notícias

A Escola de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4) iniciou na manhã de hoje (21/8) a etapa presencial do curso de Formação de Instrutores em Mediação e Conciliação Judiciais. Essa etapa está sendo realizada até a próxima sexta-feira (23/8) na sede da Justiça Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. A abertura do evento contou com a presença dos desembargadores Alexandre Gonçalves Lippel, conselheiro da Emagis, e Hermes Siedler da Conceição Júnior, coordenador do Sistema de Conciliação da Justiça Federal 4ª Região (Sistcon), além do juiz Henrique Luiz Hartmann, diretor do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, e juíza Catarina Volkart Pinto, coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do TRF4 (Nujure) e das Ações de Formação em Conciliação e Mediação do Sistcon.

O público-alvo do curso é formado por conciliadores e mediadores indicados pelo Sistcon e que preencham os seguintes requisitos: experiência de atendimento em conciliação ou mediação por dois anos, idade mínima de 21 anos, comprovação de conclusão de curso superior e cadastro regular junto ao ConciliaJud. O objetivo do curso é formar os participantes para que sejam capazes de atuar como instrutores na formação de mediadores e conciliadores judiciais, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade à distância.

O curso está sendo realizada de forma híbrida, com atividades presenciais, via Zoom e por EAD, e carga horária total de 44 horas-aula, sendo 20 horas de aula à distância, entre os dias 14 a 30 de agosto, e 24 horas de aula presencial, entre os dias 21 a 23 de agosto. A coordenação científica está a cargo do desembargador Hermes e da juíza Catarina.

Durante as aulas estão sendo abordados temáticas como: Diretrizes Pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a Política de Tratamento Adequado de Conflitos e as Diretrizes de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais, Competências na formação de mediadores judiciais, Comunicação e avaliação na formação de mediadores judiciais e Estágio supervisionado, Formação de conciliadores e mediadores judiciais à distância.

A formação de instrutores no âmbito da Justiça Federal da 4ª Região busca ampliar o número de instrutores locais e, com isso, qualificar não somente a formação, mas também o acompanhamento da atuação e do estágio supervisionado, que é uma etapa obrigatória da formação de conciliadores e mediadores judiciais.

Tratando-se de uma formação inserida dentro do Poder Judiciário, também é necessário seguir as diretrizes pedagógicas da Enfam, de modo que o curso busca dar autonomia pedagógica ao futuro instrutor, desenvolvendo competências para que ele atue na docência dos cursos de mediação e conciliação, planejando as aulas, a partir do conhecimento prático e teórico que detém, com base nas diretrizes curriculares fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e privilegiando metodologias ativas.

Por fim, considerando que as sessões de conciliação e mediação atualmente ocorrem presencialmente ou online e que a formação de conciliadores e mediadores judiciais também pode ocorrer presencialmente, à distância ou de forma híbrida, o curso busca já tratar dessas três possibilidades de ensino.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do evento pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/Nu5sT. A programação completa das aulas pode ser acessada no link: https://www.trf4.jus.br/bKl7U.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)

A abertura foi realizada na manhã de hoje (21/8) na JFSC, em Florianópolis (Foto: Emagis/TRF4)

A juíza Catarina Volkart Pinto, o desembargador Hermes Siedler da Conceição Júnior, o desembargador Alexandre Gonçalves Lippel e o juiz Henrique Luiz Hartmann (ao centro, da esq. para dir.) participaram da abertura (Foto: Emagis/TRF4)

As atividades presenciais do curso seguem até a sexta-feira (23/8) (Foto: Emagis/TRF4)

As atividades presenciais do curso seguem até a sexta-feira (23/8) (Foto: Emagis/TRF4)